quarta-feira, 12 de março de 2008

GASTRONOMIA NA ESPANHA

LINKS PATROCINADOS
A cozinha espanhola é compostas por muitos pratos picantes e saborosos. Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva, alho, trigo, legumes, verduras, hortaliças, pescados, carnes e frutas. O uso do azeite, não apenas como tempero para alimentos prontos, mas também para frituras dos cozidos, é um hábito fortemente espanhol.

Um hábito espanhol, também, é tirar uma "siesta" depois das refeições. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições.

Uma das contribuições que os mouros levaram à região do Mediterrâneo na época em que invadiram a Sicília e o sul da Espanha foi o prazer da boa mesa. A cultura gastronômica daqueles povos era riquíssima na época e a maioria dos ingredientes hoje considerados europeus foram na verdade introduzidos na Europa pelos invasores. Limões, laranjas, berinjelas, alcachofras, arroz e especiarias são alguns exemplos.

Outra contribuição significativa foi o modo de se alimentar, pois praticamente toda refeição começava com pequenas porções, também chamadas mezes ou ainda como se diz no sul da Itália grappe u pittitu, ou fuori tavola. Estas pequenas porções eram servidas fora da mesa, para serem degustadas normalmente utilizando as mãos. Para mim, a cultura do petisco começou aí e o termo "beliscar alguma coisa" provavelmente também.

. Em Castilha-Leon a comida é feita de carne de boa qualidade e com uma antiga arte de dosar o fogo, proporcionam maravilhosos assados de cordeiros e cabritos regados pelos conhecidíssimos vinhos de Toro.

A culinária espanhola é fantástica e os "Tapas" é a invenção mais civilizada desde a cervejinha gelada. Paella, o gazpacho e o chorizo não são muito conhecidos na cozinha ocidental, porém vão apaixonar
LINKS PATROCINADOS

Nenhum comentário: