quarta-feira, 12 de março de 2008

POPULAÇÃO E GOVERNO ESPANHOL

LINKS PATROCINADOS
O povo espanhol é uma mistura dos povos indígenas da península com os que foram conquistando sucessivamente o seu território: os romanos, um povo mediterrâneo; os suevos, os vândalos e os visigodos, povos germânicos, e elementos semíticos, em especial de origem árabe e judaica. Os ciganos formam uma importante etnia.

A população (1995) é de 40.460.055 habitantes, com uma densidade demográfica de 80 hab/km2. As cidades importantes são: a capital Madri, Barcelona, o maior porto e centro comercial, Valência, Sevilha, Zaragoza e Bilbao.

A população é majoritariamente católica, embora a Constituição de 1978 tenha criado um Estado sem preferências religiosas, no qual é total a liberdade de crenças. Há pequenas comunidades de protestantes, judeus e muçulmanos. O espanhol é o idioma oficial; além dele, são línguas cooficiais, em suas respectivas comunidades autônomas, o basco (euskera, língua pré-indo-européia), galego, catalão e valenciano.

É uma monarquia parlamentar regida pela Constituição de 1978. O chefe de Estado é um monarca hereditário; o poder executivo está nas mãos do chefe de Governo e o legislativo, de um Parlamento bicameral.
LINKS PATROCINADOS

Nenhum comentário: