quarta-feira, 12 de março de 2008

HISTÓRIA RESUMIDA DA ESPANHA

O curso da história contemporânea traçou um caminho irregular devido ao fato de o processo de consolidação da nova ordem, a partir do segundo terço do século XIX, ter se chocado com múltiplas resistências emanadas de distintos flancos (Guerras Carlistas, poderes factuais, velhas classes privilegiadas). As interferências entre os poderes civil, militar e religioso se traduzem ao longo do século supracitado em uma cadeia de desencontros e tensas relações entre a Igreja e o Estado, unidos a intermitentes pronunciamentos militares de matiz conservadora ou progressista, artífices das trocas de governo e das sucessivas idas e vindas constitucionais. Fracassada a experiência democrática do Sexênio Revolucionário (1868-1874), o regime oligárquico da Restauração introduziu a Espanha no século XX sem assentar um sistema de partidos, fundamental para a reclamada estabilidade na vida pública.

A fragilidade das instituições, junto com os visíveis reveses extrapeninsulares ocorridos nas últimas décadas, a perda colonial de 1898, o desastre de Annual e outros fracassos na guerra de Marrocos, provocou uma paulatina militarização da monarquia de Afonso XIII até desembocar na ditadura de Primo de Rivera (1923-1930). O pretorianismo militar patente no século XX, impondo o regime democrático republicano mediante uma cruenta Guerra Civil (1936-1939), conheceu o seu ápice com a ditadura do general Franco, que se manteve no poder durante quatro décadas até sua morte, em novembro de 1975.

Morto Franco, a Espanha conheceu um período de transição de um regime autoritário para uma monarquia democrática desde a legalidade corporativa franquista. Autodissolvidas as velhas Cortes e tendo o monarca dominado a nova situação, teve início o longo e complexo período da transição política.

A via escolhida para tal fim foi a reforma, em lugar de outras mais radicais (ruptura, revolução), principalmente com a constatação da rede de interesses ligados ao regime anterior e aos esforços necessários para materializar sem violência a alentadora promessa de Juan Carlos I de ser o "rei de todos os espanhóis". Em 1976, a designação de Adolfo Suárez como presidente do governo em substituição de Carlos Arias Navarro facilitou a realização de um projeto de reforma que, em um ano e com a estimável ajuda de Torcuato Fernández-Miranda, desembocaria em eleições gerais, uma prática esquecida desde a etapa republicana.

A Constituição promulgada em 1978, fruto do consenso da pluralidade de forças políticas, define a Espanha como um Estado de direito, democrático e social. Essa terceira tentativa de democratizar o país foi marcada por uma série de problemas: os setores contrários à mudança se escandalizaram com ‘provocações’ como a legalização do Partido Comunista, a reforma autonômica, a laicização e a crise econômica. Não foi à toa a tentativa de golpe de 23 de fevereiro de 1981.

A vitória socialista obtida nas eleições de 1982 por maioria absoluta simbolizou a reconciliação nacional e a normalização da vida pública. A liderança exercida por Felipe González, chefe de governo durante treze anos, tinha um compromisso com uma declarada vocação européia e com a modernização do Estado. Depois das eleições gerais de 1996, o Partido Popular formou o governo depois de fazer uma coalizão com os nacionalistas bascos e catalães. A alternância democrática está garantida, mas o governo de José María Aznar tem importantes desafios pela frente, em especial o cumprimento dos acordos de Maastricht e a convergência com a Europa.
LINKS PATROCINADOS

ECONOMIA ESPANHOLA

Historicamente, a Espanha sempre foi um país agrícola e ainda é um dos maiores produtores agrícolas da Europa Ocidental, mas a indústria começou a crescer rapidamente a partir da década de 1950. As divisas obtidas com o turismo garantem o equilíbrio da balança comercial. O produto nacional bruto em 1993 era de 533.986 bilhões de dólares, que eqüivalem a 14.130 dólares per capita. O país produz cereais, cítricos, uvas e olivas. A pecuária, em especial o gado ovino e caprino, tem uma grande importância econômica. A cortiça é o principal recurso florestal.

A pesca é importante para a economia; entre as espécies mais encontradas em seu litoral, estão o atum, as lulas, o polvo, a merluza, as sardinhas, as anchovas, a cavala, a pescadinha e os mexilhões. A riqueza mineral é considerável. Os principais recursos são: carbono, linhito, ferro, zinco, chumbo, mercúrio, gesso e petróleo. Entre os principais artigos produzidos, destacam-se o ferro e o aço, bens de consumo, barcos, petróleo refinado e cimento; além disso, trata-se de um dos maiores produtores mundiais de vinho.

A unidade monetária é a peseta.
LINKS PATROCINADOS

POPULAÇÃO E GOVERNO ESPANHOL

O povo espanhol é uma mistura dos povos indígenas da península com os que foram conquistando sucessivamente o seu território: os romanos, um povo mediterrâneo; os suevos, os vândalos e os visigodos, povos germânicos, e elementos semíticos, em especial de origem árabe e judaica. Os ciganos formam uma importante etnia.

A população (1995) é de 40.460.055 habitantes, com uma densidade demográfica de 80 hab/km2. As cidades importantes são: a capital Madri, Barcelona, o maior porto e centro comercial, Valência, Sevilha, Zaragoza e Bilbao.

A população é majoritariamente católica, embora a Constituição de 1978 tenha criado um Estado sem preferências religiosas, no qual é total a liberdade de crenças. Há pequenas comunidades de protestantes, judeus e muçulmanos. O espanhol é o idioma oficial; além dele, são línguas cooficiais, em suas respectivas comunidades autônomas, o basco (euskera, língua pré-indo-européia), galego, catalão e valenciano.

É uma monarquia parlamentar regida pela Constituição de 1978. O chefe de Estado é um monarca hereditário; o poder executivo está nas mãos do chefe de Governo e o legislativo, de um Parlamento bicameral.
LINKS PATROCINADOS

TUDO SOBRE A CIDADE DE GRANADA ESPANHA

IR AS COMPRAS EM GRANADA

Têm muita influência dos mouros, artefatos de cobre, cerâmica, têxteis. A rua de compras é a Cuesta de Elvira.

O QUE COMER EM GRANADA?

As tavernas são uma boa pedida, esperimente a Tortilla al Sacromonte (omelete sofisticada), habas con Jamón (presunto com feijões), e outros. O almoço é a refeição principal, e começa apenas às 14:00. Nem pense em procurar um local para almoçar ao meio dia. Normalmente, estão almoçando até as 17:00.

VIDA NOTURNA EM GRANADA

Como há uma população estudantil representativa, a noite é muito agitada. Na região do rio Darro, entre a Plaza Nueva e o Albaicín é o point. Outro é o Campo del Príncipe, repleto de tabernas

ONDE SE HOSPEDAR?

Os albergues/hotéis abaixo são recomendados pelo Voudemochila, que busca sempre as melhores opções para você! Os preços informados são valores estimados, que podem variar ao longo do ano. DORMS são quartos de albergue, PRIVATE quartos privados. Todas as informações de inteira responsabilidade dos albergues.
LINKS PATROCINADOS

VIDA NOTURNA EM BARCELONA

Essa cidade é fantástica à noite. Você tem que experimentar ir algumas vezes ao Maremagnum, onde tem várias boates, cada uma com seu estilo de música, onde vc pode entrar e sair à vontade de cada uma delas. Tem uma que se chama Caipirinha, que toca muito música latina e brasileira. Além dessa região, o Porto Olímpico também tem lugares muito bons (bares e restaurantes). As boates (não as do Maremagnum nem as do Porto Olímpico) tem uma taxa de entrada cara e gostam de implicar com estrangeiros, então vista-se discretamente para evitar conflitos.
LINKS PATROCINADOS

RESTAURANTES EM BARCELONA

Barcelona é uma cidade em que seu conceito de tempo deverá mudar, meia noite será às 14:00, sua tarde começará às 17:00, jantar às 21:00 ou mais tarde no mínimo. Os tapas são sempre uma opção muito interessante e barata. Os Wine ou Cava bar são simples, mas sempre bem servidos. A região do Porto Olímpico tem dezenas de restaurantes todos juntos, que vão oferecer comidas muito frescas, de excelente qualidade e preço razoável. Vi em um guia que os tapas servidos perto da Passeig de Gràcia não são dos melhores.
LINKS PATROCINADOS

COMPRAS EM BARCELONA

Locais para compras mais chiques são Passeig de Gràcia, Rambla de Catalunya e a av. Diagonal. Para artigos mais em conta e à moda antiga, procure as lojas entre a Rambla e Via Laietana (paralela à Rambla e "à direita" no mapa), mais concentradas em torno da Carrer de Ferràn. A região que vai da Plaça del Pi desde a Boquería até a Portaferrisa e Canuda está repleta de lojas da moda jovem e presentes criativos. O Centre d'Antiquaris (Passeig de Gràcia, 57) tem aproximadamente 75 lojas de antiguidades. Para lembranças, a Rambla com certeza é a melhor opção, cheia de lojas de souvenirs.
LINKS PATROCINADOS

TURISMO EM VALENCIA ESPANHA

Cidade á beira mar, bastante graciosa e simpática, onde se pode visitar o imperdível Museu de Cerâmica, conhecendo a história da cerâmica que é marca registrada da cidade .Pode-se também conhecer o Museu de Touradas (esporte popular na localidade) e adentrar à "Plaza Del Toros" que fica ao lado da principal estação ferroviária.Esta cidade é bastante tranqüila e acolhedora, pertence a parte espanhola de Andalúcia.

Não se esqueça de ir ao Palácio do Marqués de Lal Águas e ao Museu de Bellas Artes,um dos melhores da cidade que contém obras de El Greco, Goya,Velazquez e alguns Impressionistas Valencianos.A Catedral é visita obrigatória, não deixe de subir à torre tendo uma vista magnífica da cidade.
LINKS PATROCINADOS

TURISMO EM BARCELONA ESPANHA

Uma cidade que fica na região catalã ,onde a língua se assemelha a uma mistura do castelhano e francês .É uma das cidades mais agitadas da Espanha, conta com uma legião de turistas jovens de todas as partes do mundo passeado pelas calçadas de " La Rambla". Ficou bastante conhecida sendo sede das Olimpíadas de 1992 , mas sua característica marcante é a assinatura do maravilho artista Gaudí em todas as partes da cidade,inclusive em seu cartão postal: A Igreja da Sagrada Família. Não deixe de visitar a Igreja de Barcelona, onde se pode entrar e conhecer os claustros da época da inquisição.

À noite de Barcelona é tão grande que não cabe na disposição do mais experimentado nos notívagos. Não é só uma questão de decorrer de horas - é uma sequência delirante de restaurantes, bares, dancings, shows, homens e mulheres. Para experimentar essa sensação, o garotão caprichou no banho, salpicou o corpo com perfume e vestiu a roupa da moda.

Confundir um barcelonense com um madrilenho é o caminho mais curto para entrar numa "fria" - o povo chega a detestar ver o nome Catalunha escrito com a grafia castelhana, Cataluña; o certo é Catalunya, com a grafia catalã. Faça um teste, pergunte a um barcelonense típico se ele é espanhol. Você tem nove chances entre dez de a resposta ser: "não (expressão séria, semblante cerrado), não, eu sou catalão (idiota)".Ser catalão significa ser um trabalhador incansável (Barcelona é a cidade mais rica da Espanha, tem um dos portos mais importantes da Europa, bancos em profusão) inventivo (o inventor do submarino, Marcis Monturiol, é de uma cidade vizinha, Figueiras, a mesma de Salvador Dalí), amante do teatro (o reverenciado Fura Del Bals é daqui), da boa música (esta é a terra do violoncelista Pablo Casals), da ópera (berço da soprano Monserrat Caballé) e da pintura (Miró por nascença e Picasso por adoção).

Mas existe algo ou alguém que traduz para um turista o que é o espírito catalão com suas fantásticas obras arquitetônicas, pois a arquitetura é um dos maiores combustíveis do orgulho catalão. Principalmente a do inconfundível mestre Antoni Gaudí, o homem que é uma espécie de sinônimo de Barcelona. O próprio cartão-postal da cidade, a Catedral Sagrada Família, assinada por ele, é o melhor exemplo disso. É uma construção impressionante, para dizer o mínimo, uma vez que não há adjetivo que as descreva.

Madri virou capital oficial em 1562, mas, orgulhosa como sempre, a Catalunha continuou autônoma até o século 18. Nessa época apoiou um austríaco, da poderosa dinastia dos Habsburgo, que pretendia ocupar o trono da Espanha. Em represália, todas as manifestações da cultura catalã foram reprimidas - a mesma coisa que ocorreu neste século durante a ditadura de Franco na Espanha. Não adiantou nada. Hoje, catalão é falado em todo o canto (a maioria dos moradores de Barcelona acha ridículo falar em castelhano), a cultura e os hábitos típicos são incentivados e os cardápios e as placas estão geralmente em catalão e em espanhol.
LINKS PATROCINADOS

TURISMO EM MADRI ESPANHA

Capital da Espanha, cidade 'caliente' que chega a registrar 44 graus no verão. Possui uma série de atrações como o imperdível Museu do Prado, onde podemos ver de perto obras de Velasquéz e Góya. A Plaza Maior também merece uma visita, pode-se degustar uma excelente sangria ao ar livre saboreando uma paisagem que já foi cenário de sacrifício de cristãos e corrida de cavalheiros em outros séculos.Não deixe de ir ao Palácio de Cristal ,Palácio de Velasquéz (onde sempre tem uma excelente exposição) e ao Parque do Recanto. Madri é particularmente conhecida por sua culinária de excelente qualidade, não deixe de provar tudo!

Os horários de Madri são diferentes de tudo a que você está acostumado. O comércio abre das 10 as 14 e das 17 às 20, com longo intervalo para a "siesta", à exceção de algumas lojas. Se você for jantar antes das 9 da noite, vai estar sozinho. Só após as 10 é que o povo aparece. Mas é depois do jantar que começam as intermináveis noites de Madri.

Tenha a certeza de visitar a maior galeria de arte do mundo,o Museu do Prado,onde residem as obras do mundo inteiro destacando a cultura espanhola e Italiana dos séculos 15 a 19.Goya e Diego Velasquez estão tão bem representados que fará você sentar-se diante de seus quadros e apenas admirar por horas! Na saída você pode visitar o Parque do Retiro e o Jardim Botânico, lindíssimos e ficam nas proximidades do museu.
LINKS PATROCINADOS

TURISMO CIDADE TOLEDO ESPANHA

Toledo é uma simpática cidadezinha que fica próximo à Madri. Foi capital do Reino dos Visigodos, conquistada pelos árabes e depois se transformou num importante centro Moorish. Em 1085 a cidade foi invadida e foi anexada ao Reino de Castilla, quando se tornou capital. É uma cidade pequena ,mas repleta de história, onde marcas dos povos que o invadiram estão por toda parte convivendo harmoniosamente.Em um dia pode-se conhecer todas suas atrações,mas não esqueça que é um passeio obrigatório!
LINKS PATROCINADOS

PONTOS TURISTICOS ESPANHA

Bairro de Salamarca: bairro elegante e burguês, existem uma zona de crescimento de muito cuidado porque tudo é do século XIX onde também se concentra uma intensa atividade comercial, boa parte das galerias de arte de Madrid e numerosas tendas de modas, joalherias e imobiliárias das mais prestigiadas firmas.]

2 de Maio: uma avenida onde localiza as maiores discotecas, cafeterias antigas, bares e outros ambientes noturnos, Igrejas Barrocas, Museu Municipal, Museu Romântico e outros.

Ponto de Segovia: é o ponto mais antigo da cidade, foi levantado por Juan de Herrera no final do século XVI.

Museu Del Padro: está situado em um edifício do século XVIII, obra de Juan de Villanueva é uma das mais importantes pinacotecas do mundo, lá existem obras de Velázquez, Goya, El Greco, Zurbarán, Ribera, Ribalta, enfim entre outros artistas representados.

Museu Nacional Centro De Arte Reina Sofía: conta com uma coleção permanente de arte espanhola contemporânea e suas salas oferecem as mais variadas ofertas em exposições temporárias e estão abertas a diversas disciplinas artísticas de nosso tempo: pintura, escultura, vídeo, fotografia, cinema,etc.
LINKS PATROCINADOS

HOTEIS E HOSPEDAGEM NA ESPANHA

Modernos e confortáveis, dotados de todo o tipo de comodidade e serviços, os hotéis espanhóis respondem a uma excelente relação entre preço e qualidade, desde os mais modestos de uma estrela aos mais sofisticados de cinco estrelas de grande luxo, os turistas encontrará as prestações de serviços adequadas à categoria do hotel.

A maioria incluem serviços de restaurante em suas instalações, nos hotéis residenciais podem só contar com uma cafeteria para o serviço de café da manhã.

Hotéis com encanto

São hotéis com ricos patrimônios monumentais da Espanha, são castelos, palácio antigos, mansões, ou seja lugares com a natureza privilegiada.

Casas de Turismo Rural

Proporciona uma série de alojamentos, onde o turista tem contato direto com a natureza, costumes e formas de vida das pequenas comunidades situadas nas proximidades das casas.
LINKS PATROCINADOS

GASTRONOMIA NA ESPANHA

A cozinha espanhola é compostas por muitos pratos picantes e saborosos. Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva, alho, trigo, legumes, verduras, hortaliças, pescados, carnes e frutas. O uso do azeite, não apenas como tempero para alimentos prontos, mas também para frituras dos cozidos, é um hábito fortemente espanhol.

Um hábito espanhol, também, é tirar uma "siesta" depois das refeições. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições.

Uma das contribuições que os mouros levaram à região do Mediterrâneo na época em que invadiram a Sicília e o sul da Espanha foi o prazer da boa mesa. A cultura gastronômica daqueles povos era riquíssima na época e a maioria dos ingredientes hoje considerados europeus foram na verdade introduzidos na Europa pelos invasores. Limões, laranjas, berinjelas, alcachofras, arroz e especiarias são alguns exemplos.

Outra contribuição significativa foi o modo de se alimentar, pois praticamente toda refeição começava com pequenas porções, também chamadas mezes ou ainda como se diz no sul da Itália grappe u pittitu, ou fuori tavola. Estas pequenas porções eram servidas fora da mesa, para serem degustadas normalmente utilizando as mãos. Para mim, a cultura do petisco começou aí e o termo "beliscar alguma coisa" provavelmente também.

. Em Castilha-Leon a comida é feita de carne de boa qualidade e com uma antiga arte de dosar o fogo, proporcionam maravilhosos assados de cordeiros e cabritos regados pelos conhecidíssimos vinhos de Toro.

A culinária espanhola é fantástica e os "Tapas" é a invenção mais civilizada desde a cervejinha gelada. Paella, o gazpacho e o chorizo não são muito conhecidos na cozinha ocidental, porém vão apaixonar
LINKS PATROCINADOS

TRANSPORTE FERROVIARIO NA ESPANHA

A rede ferroviária espanhola tem uma longitude cerca de 15.000 Km, dos quais 471 correspondem à linha de alta velocidade Madrid - Sevilha (AVE) que percorre em duas horas e quinze minutos. Outro trem rápido é o Talgo 200, que cobre o trajeto (Madrid - Málaga e Madrid - Cádiz e Huelva).
LINKS PATROCINADOS

TRANSPORTE AÉREO E MARÍTIMO NA ESPANHA

Quase um terço dos viajantes internacionais utilizam a via de passageiros, que chegam ou partem dos aeroportos espanhóis, 70% utilizam vôos turísticos regulares.

O transporte marítimo de passageiros alcança a relevância em portos como o Algeciras (3,8 milhões) Ceuta (2,2 milhões) e Santa Cruz de Tenerife (2,6 milhões); a compania de transmediterrânea une regularmente a Península com o Norte da África desde Algeciras a Ceuta E Tánger, com saídas diárias, as ilhas Baleares (desde Barcelona e Valência ) com saídas diárias e as ilhas Canárias (desde Cádiz com saídas semanais)
LINKS PATROCINADOS

TRANSPORTE TERRESTRE NA ESPANHA

A Espanha dispõe de uma extensa rede e estradas que percorre os 340.000 Km, dos quais uns 7.000 correspondem a vias de grande capacidade (autopistas com pedágio e autopistas livres e rodovias) grande parte destas redes de vias rápida é gratuita para o usuário.

O serviço público de ônibus é cômodo e eficiente, existindo linhas que cobrem grandes distâncias com um horário regular apropriado.

O serviço de táxis está sujeito a uma tarifa marcada pelo taxímetro.
LINKS PATROCINADOS

MOEDA DA ESPANHA

A moeda espanhola, até a entrada do Euro como moeda comunitária da União Européia era o peso; existem moedas de 1, 5, 10, 25, 50, 100, 200, 500 pesos e notas de 1.000, 2000, 5.000, e 10.000 pesos, os turistas podem passar sem declarar o valor de 1.000,000 de pesos.
LINKS PATROCINADOS

RELIGIÃO NA ESPANHA

A liberdade de culto está garantida pela Constituição Espanhola se bem que a grande maioria da população é católica.
LINKS PATROCINADOS

POLÍTICA NA ESPANHA

A Espanha é uma monarquia constitucional - hereditária,composta também pelo parlamento - bicameral, a corte ou Assembléia Nacional a bancada executiva é composta por um conselho de ministro: presidente do governo (comparado a Primeiro Ministro), indicado pelo monarca e eleito pela Assembléia Nacional seguido de eleições legislativas. A bancada legislativa é composta pelo Congresso de Deputados com 350 membros, eleitos pelo voto popular com mandato de quatro anos e o Senado com 259 cadeiras as quais 208 são diretamente eleitas pelo povo e 51 indicados pelos legisladores regionais e o mandato também é de quatro anos.
LINKS PATROCINADOS

POPULAÇÃO DA ESPANHA

Com mais de 40 milhões de habitantes, a Espanha alcança uma densidade, média de uns 80 habitantes por Km², abaixo da média dos países da União Européia.

A distribuição desigual da população, tem criado um desequilíbrio entre as regiões que apresentam distintos e contrapostos níveis de desigualdade.

Existe uma tendência crescente da concentração nas zonas próximas ao litoral, ao contrário do exterior, com execução das grandes cidades, como conseqüência dos processos de industrialização e da urbanização.
LINKS PATROCINADOS

ONDE A ESPANHA SE LOCALIZA

A Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica. Faz fronteira, a norte com o Mar Cantábrico, a França e Andorra, a leste e a sul com o Mar Mediterrâneo, a sul com a colônia britânica de Gibraltar a oeste com Portugal e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Além da porção Ibérica. Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), encravadas em Marrocos. A capital é Madrid. O país está dividido em comunidades autônomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco e a Catalunha, têm uma identidade nacional própria.

A Espanha é uma monarquia constitucional desde 1975 quando o Rei Juan Carlos assumiu a chefia do estado. Desde o seu ingresso à União Européia em 1986, Espanha tornou-se um país altamente industrializado e uma das 10 maiores economias mundiais
LINKS PATROCINADOS

GEOGRAFIA DA ESPANHA

A Espanha ocupa a maior parte da península ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, chamada meseta central - a região semi-árida, onde está situada Castela - possui altura média de 600 m, onde se destaca a cordilheira central. O clima é subtropical, com verões quentes e pouca chuva. Os prinjavascript:void(0)
Publicar postagemcipais rios são: Tajo (Tejo), Ebro, Douro, Guadiana, Guadalquivir e Minho.

Agricultura: beterraba 1,2milhões cevada 7,5 milhões trigo 4,3 milhões batata 4 milhões uvas 3,1 milhões tomates 3 milhões pecuária, ovinos 23 milhões suínos 18 milhões bovinos 5 milhões indústria:automobilística construção naval química siderúrgica têxtil calçados alimentícia.
LINKS PATROCINADOS